segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Gato Siamês - Uma lindeza


      Minha Galera: Shery, Bebel e Zé Bob

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Ingleses e Americanos idealmente buscam e aplaudem as mesmas qualidades esperadas de um gato siamês.O corpo deve ser de tamanho médio, delicadamente gracioso, longo e esbelto, bem musculado mas com ossatura fina. A linha dos ombros e dos quadris devem manter um contorno corporal tubular. Os membros posteriores são ligeiramente mais longos que os dianteiros. O pescoço é longo e fino e as patas são ovais, pequenas e graciosas. A cauda deve ser longa, tipo chibata, estreita e afinando rigorosamente até a ponta. Nós na cauda são assinalados como falta
A cabeça é uma cunha claramente alongada, de tamanho médio, a ponta das orelhas e a do nariz formando um triangulo perfeito.Não deve haver bochechas, whisker break, ou depressão no nariz.
As Orelhas são muito grandes, pontudas, colocadas de lado, bem largas na base, dando continuidade as linhas da cunha.
Os olhos são de tamanha médio, amendoados, inclinados em direção ao nariz. Todas as variedades devem apresentar o impressionante tom de azul celebrizado pelo standard.
O estrabismo, que já foi valorizado como uma marca registrada da raça, hoje é considerado como falta.
O manto do Siamês é curto, fino, com brilho natural e bem deitado junto ao corpo.
A cor das variedades é definida pela cor das pontas (A máscara, as orelhas, parte inferior dos membros, pés e cauda), que devem contrastar nitidamente com a cor do corpo, mais clara porém de tonalidade complementar, ligeiramente mais sombreada no dorso e nas laterais. A máscara deve cobrir toda a face, mas não ultrapassar o alto da cabeça.
O gene siamês é sensível à temperatura, razão pela qual produz maior pigmentação ao ser exposto ao frio.
Em conseqüência deste fato, correspondendo às áreas mais frias do corpo, as pontas se apresentam mais intensamente coloridas. Isto também significa que o corpo dos siameses tende a escurecer em climas mais frios.

O TEMPERAMENTO

Não devemos escolher um gato siamês como animal de estimação a menos que estejamos preparados para gastar uma boa parte de nosso tempo em cuidados e atenção. A combinação do temperamento exigente e possessivo com sua alta inteligência faz dele um gato bastante trabalhoso.
O siamês possui linguagem desenvolvida, com grande variedade de miados e gritos para uso em diferentes ocasiões e os emprega para conseguir atenção.
Apesar de sua possante vocalização, detesta ruídos altos e gritos produzidos por outros.Também não gosta de ser deixado só ou ignorado e alguns deles desconfiam de pessoas estranhas.Não devemos esperar que sejam amistosos a prima vista.
Sujeitos ás freqüentes mudanças de humor próprias de sua natureza sensitiva, seu comportamento é pouco previsível. Ao escolher um dono a ele se apega firmemente, demonstrando muito ciúme e aborrecimento diante das atenções dispensadas a outros gatos ou pessoas. Relatos sobre manifestações de agressividade nas circunstancias descritas não são incomuns.
Fonte: www.fbgbrasil.com
#################################
São tantas histórias e emoções já vividas com essa galerinha que me emociono sempre que relembro algum fato relacionado a eles.
Uma das histórias mais marcantes foi quando a Bebel pariu a sua segunda ninhada de filhotes (foram 6) e eu tive que acompanhar todo o parto.
Primeiro porque ela, com sua inteligência avisou-me que iria parir, por meio de seus gestos, miados e atitudes. Preparei seu local, uma casinha em forma de oca e levei-a para lá. Quando fui sair ela saiu junto, levei ela novamente para a casinha, saí de lá, ela saiu junto. Foi então que percebi que teria uma longa jornada pela frente e teria que fazer a minha parte, dando minha atenção e fazendo-lhe cia.
Coloquei uma almofada no chão, ao lado da casinha dela, peguei um bom livro e acompanhei tudo. Fui dormir as 4 horas da manhã, pois ela pariu seis filhotes num intervalo aproximado de uma hora entre um filhote e outro. Para mim ir ao banheiro o Luiz Carlos tinha que ficar no meu lugar, para mim tomar água idem. Se eu levantasse e fizesse menção de sair, ela saía da casinha e ia junto. Não tive escolha! Mas foi extremamente emocionante, lindo, valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...