segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GANÂNCIA ... AVAREZA

Um provérbio flamengo diz: "O mundo é um monte de feno - reúne todos quantos ele pode."Ganância é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


No cristianismo, é o pecado capital a AVAREZA
É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.
Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.
Avareza, no cristianismo, é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro, ganância. Mas existe também avareza por informação ou por indíviduos, por exemplo.
Para o avaro, os bens materiais deixam de ser um meio para aquisição de bens e serviços e para a satisfação das necessidades, mas um fim em si.
A avareza opõe-se à virtude da generosidade.
Ainda de acordo com a definição usual, valores imateriais como a inteligência, cultura, arte, beleza e amor não existem para o avarento, pois tais elementos são abstratos e não podem ser convertidos em dinheiro.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

*****************
Pois é, essas são as definições que encontrei para as palavrinhas GANÂNCIA  e AVAREZA.
Palavrinhas... muito pequeninas...mas de uma maldade sem tamanho e explicação.
Infelizmente hoje tive a tristeza de presenciar (ouvir via telefone, no viva voz né!) uma conversinha entre meu esposo e um certo cidadão da elite Santiaguense, desses grandão, poderosos...
Mas grandão de ganância, avarento, sovina, poderoso materialmente falando, porque de coração e de mente é menor que uma cabeça de alfinete.
Um sujeito arrogante, sem a mínima educação para abordar um assunto de trabalho, isso só porque ELE não havia gostado de um trabalho que meu esposo fez a um cidadão de Santiago.
O cidadão que solicitou o trabalho aprovou, levou e já está fazendo uso, MAS... o PODEROSO NÃO ACHOU QUE FICOU LEGAL, e com sua influência interviu para que o trabalho fosse desfeito.
Meu esposo serve para pai dele e no trabalho do qual estou falando, quando esse GRANDÃO começou a trabalhar, o Luiz Carlos já era conhecedor há muito tempo.
Que isso???? Só porque tem dinheiro não aceita concorrentes em seu trabalho??????
Será que o mundo é só seu??? Na sua cabecinha sim, mas na realidade as coisas são bem diferentes.
O sol nasceu para todos, mas o ganacioso que quer ficar com ele somente para si, um dia acaba queimado pelo calor excessivo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...