domingo, 5 de dezembro de 2010

Trabalho X Emprego

Eis a tradução das duas palavras, segundo o dicionário:

Trabalho
Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação.
O produto dessa atividade; obra.
Esforço, empenho.

Emprego
Ato ou efeito de empregar.
Função, cargo, lugar: emprego público

##############################
Pois é, são palavras com significados muito diferentes. Podemos ter um emprego, mas não trabalhar e também podemos trabalhar mesmo sem um emprego.
Já abordei esse assunto em meu blog no mês de setembro, na oportunidade em que uma empresa aqui de Nova Esperança do Sul recebeu a encomenda de 3.000 chaveiros artesanal de couro. A empresa se dispunha a pagar até R$ 5,00 a unidade. Não conseguimos atender o pedido, ninguém trabalha com esse produto aqui na CAPITAL DA BOTA E DO COURO!
Estou postando sobre o assunto por novamente ter me deparado com uma situação parecida.
Abriu suas portas em Nova Esperança do Sul, há 15 dias a DON VITINHO, a proposta desta empresa é uma TELE ENTREGA de pizzas, lazanhas, canelones, etc...
O que está acontecendo? Até agora o pessoal da empresa não conseguiu alguém com moto que tenha interesse em fazer as entregas. Foram espalhados cartazes, divulgado na rádio a oferta de trabalho. Surgiram dois, acertaram tudo, mas na hora de trabalhar, desistiram.
Hoje de manhã conversava com uma conhecida que tem um restaurante e ela reclamava que não consegue ninguém que se disponha a trabalhar nos finais de semana e/ou à noite.
Por outro lado, vejo filas de gente indo até a Prefeitura Municipal para pedir EMPREGO!!!
Posso afirmar convincentemente que aqui em Nova Esperança do Sul não há falta de TRABALHO, pode faltar EMPREGO, mas trabalho nunca.
Basta que as pessoas deixem o comodismo de lado e se disponham a TRABALHAR!
Concordam comigo?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...