segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Qual o papel do Sindicato de classe?

Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes.

O termo "sindicato" deriva do latim syndicus, proveniente por sua vez do grego sundikós, que designava um advogado, bem como o funcionário que costumava auxiliar nos julgamentos. Na Lei Le Chapellier, de julho de 1791, o nome síndico era utilizado com o objetivo de se referir a pessoas que participavam de organizações até então consideradas clandestinas.
Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.
Os sindicatos de classe exercem um papel muito importante na defesa profissional, são eles que defendem melhores condições de trabalho, salários compatíveis, negociam e assinam acordos coletivos, representam política e juridicamente sues associados, defendem os interesses coletivos e individuais da categoria, podem também disponibilizar ofertas de empregos, serviços de recreação, convênios e cursos. Sua esfera de atuação é mais flexível e ampla, abrangendo os interesses políticos, econômicos e ideológicos. Porém a filiação dos profissionais não é obrigatória.

#############
Infelizmente ainda vejo muitos sindicatos sendo conduzidos apenas para fins festivos, o que na minha opinião é o objetivo secundário ou das Associações de classe.
Acho isso lamentável, muito triste! Vamos já cobrar seriedades de nossos Sindicatos, é para trabalhar pelos seus filiados que ele existe.

2 comentários:

  1. Trabalhei em várias empresas.Mais duas empresas faliram e meus anos de contribuição pro INSS, hoje não consta. Fui da entrada na aposentadoria. e me foi negada, a aposentadoria. Tenho constatado 14 anos e 3 meses. Só que as duas empresas a que me referi, não consta. Mais as duas geravam mais OU menos 3 ou 4 anos. Gostaria de saber se vocês sabem alguma coisa sobre isso? Enviei um comunicado pra o JUSBRASIL. Mais não obtive resposta. Uma das empresas era. Refrigerantes Imataca Paulista SA. Fabricante Pepsi cola, cruch, Gine, ETC. na época. Era na Av. Interlagos santo amaro SP. É a outra era CIOCI INDÚSTRIA DE JÓIAS. NA RUA BARÃO DE PETRÓPOLIS. RIO COMPRIDO. RJ.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei em várias empresas.Mais duas empresas faliram e meus anos de contribuição pro INSS, hoje não consta. Fui da entrada na aposentadoria. e me foi negada, a aposentadoria. Tenho constatado 14 anos e 3 meses. Só que as duas empresas a que me referi, não consta. Mais as duas geravam mais OU menos 3 ou 4 anos. Gostaria de saber se vocês sabem alguma coisa sobre isso? Enviei um comunicado pra o JUSBRASIL. Mais não obtive resposta. Uma das empresas era. Refrigerantes Imataca Paulista SA. Fabricante Pepsi cola, cruch, Gine, ETC. na época. Era na Av. Interlagos santo amaro SP. É a outra era CIOCI INDÚSTRIA DE JÓIAS. NA RUA BARÃO DE PETRÓPOLIS. RIO COMPRIDO. RJ.

    ResponderExcluir

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...