segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mariana Rios é vítima de ameaças pela internet

No ar como Nancy, em "Araguaia", Mariana Rios está sendo vítima de um hacker. A atriz esteve hoje, sexta-feira 15, na Delegacia de Repressão a Crimes da Internet, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde registrou uma queixa contra o criminoso que invadiu seu email e obteve informações sobre suas contas de internet e de seus parentes.
O problema começou em julho, pouco antes de Mariana viajar para o interior do país, onde gravou as primeiras cenas da novela das 18h da TV Globo. Um hacker invadiu a sua conta de email, que ela utilizava desde os 16 anos, e passou a enviar mensages para os contatos da atriz como se fosse ela. Avisada pelos amigos, que desconfiaram do teor dos emails, Mariana abandonou a conta e passou a utilizar outra.
Mas não adiantou. Além de deletar o Twitter da atriz - que possuía mais de 140 mil seguidores -, o hacker continuou acessando seus dados pelo computador. E mais: passou a se comunicar com Mariana, utilizando a conta de email que ela já havia encerrado para evitar a fraude.
O invasor descobriu como acessar as contas de email e de redes sociais (como Orkut e Facebook) dos pais de Mariana e passou a invadi-las com frequência.
- Um dia ele me disse que tinha informações sobre as contas da minha mãe e do meu pai. E começou a me chantagear - conta Mariana, que por motivos de segurança não quis detalhar que tipos de ameaça foram feitas a ela.
Aconselhada por um advogado, Mariana procurou a delegacia e registrou as ameaças.
- A internet trouxe muita coisa boa para as nossas vidas, mas infelizmente tem gente que a utiliza para fazer o mal - lamenta. - Mas essas pessoas estão cometendo um crime e precisam saber que não ficarão impunes só porque estão escondidas atrás de um computador.
A polícia vai investigar o caso para tomar as medidas cabíveis.

Fonte:http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/posts/2010/10/15/mariana-rios-vitima-de-ameacas-pela-internet-332961.asp

#########################
Parece que casos como esse só acontecem longe de nós. Mas não! Conheço pessoas que de uma forma ou outra, tiveram sua privacidade invadida através da internet.
Penso que isso se configura em crime passível de punição, como qualquer outro. Mas infelizmente, os cidadãos ainda  não estão respaldados para que possam se defender, muitas vezes virando chacotas pelo fato ocorrido, o que acentua ainda mais o silêncio das vítimas.
Está na hora de criar uma proteção à essas vítimas! Como diz na reportagem acima, não é porque está escondido atrás de uma máquina, que a pessoa tem o direito de invadir a vida de quem quer que seja, e se sentir protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...