sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Trabalho X Emprego

Trabalho:Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação. O produto dessa atividade; obra.Esforço, empenho (segundo o dicionárioweb);
Emprego:Ato ou efeito de empregar. Função, cargo, lugar,emprego público (segundo o dicionárioweb).
Pois bem, estas duas palavras sempre ficam borbulhando em minha mente. Ouço todos os dias alguém falar que está em busca de um trabalho. Preciso trabalhar!!!!
Aí começo a pensar... trabalhar ou arranjar emprego? Penso que as pessoas confundem muito essas duas simples palavras, mas que na prática tem um diferencial muito significativo.
Muitos tem emprego, mas pouco trabalham. Outros, trabalham muito mesmo sem ter um emprego! A esses últimos, minha maior admiração e respeito.
Quando presencio certos fatos, mais me convenço que a maioria das pessoas buscam mesmo é um emprego! Dois fatos  presenciados nessa semana reafirmaram meu pensamento: primeiro foi um servidor contratado por uma empresa pública: pensei que essa pessoa precisasse de trabalho! Tal foi minha surpresa ao ouvir essa pessoa falar que se ele fosse trocado de função em seu emprego ele pediria demissão! Bom...quem precisa e quer trabalhar, trabalha em qualquer serviço (todos são nobres)! Estava aí o empreguismo!!! Mas louvável foi a atitude de seu superior hierárquico: se não quiser trocar de função, vai embora... Ebaaaaaaaaaaaa, precisamos de pessoas assim com atitudes!
Outro fato que muito me chamou a atenção foi o caso de uma empresa de nossa cidade, a qual possui uma loja virtual. Essa empresa recebeu a solicitação de orçamento para a confecção de 2.000 (dois mil) chaveiros de couro, em forma de relho, boleadeiras, cuias, botas, etc. Meu espanto foi que essa empresa não conseguiu ninguém que faça esse trabalho.
Moramos na "Capital da Bota e do Couro", com orgulho gritamos isso aos quatro cantos! Realmente nossa querida cidade tem fábricas de botas e um curtume muito competentes, referência até fora do País. Mas até hoje ninguém pensou em reaproveitar restos de couro para fazer trabalhos artesanais!!! Talvez porque o artesanato seja muito TRABALHOSO, é melhor procurar um emprego!
Vamos pensar um pouco mais? Epa... pensar também dá trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...