terça-feira, 1 de junho de 2010

Calculo Atuarial dos RPPS

O cálculo actuarial é a disciplina que se aplica métodos de matemática e estatística de forma a determinar o risco e retorno nos ramos dos seguros e finanças.
Basicamente o cálculo atuarial procura, por via do conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e pressupostos, estabelecer o valor hoje de um conjunto de cash flows no futuro.
Aplicações
Muito embora o cálculo atuarial abranja virtualmente tudo o que o cálculo financeiro abrange, a aplicação com a qual o cálculo atuarial geralmente se identifica, é o cálculo das responsabilidades dos fundos de pensões. Este cálculo afigura-se complexo por combinar variáveis como:
1. Valor de mercado dos ativos do fundo;
2. Expectativa de aumentos salariais dos participantes no fundo;
3. Expectativa de aumentos dos pensionistas;
4. Expectativa dos retornos futuros dos ativos do fundo;
5. Contribuições esperadas para o fundo até passar à situação de beneficiário;
6. Tabela de mortalidade para os participantes do fundo, para determinar o final da condição de beneficiário;
7. Etc.

O Atuário
Atuário designa o profissional técnico especialista em mensurar e administrar riscos. Este profissional deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.
Em relação à “Avaliação e Auditoria Atuarial”, o principal desafio é a conciliação dos dados para construção de um banco de dados eficaz e os principais indicadores atuariais que devem ser considerados na gestão atuarial.

###########
Analisando o Demonstrativo do Resultado Atuarial dos municípios de nossa região, percebe-se que a maioria não possui um banco de dados fiel à realidade de seus servidores municipais. E o banco de dados é a chave para um cálculo Atuarial fiel à situação de cada RPPS.

Um comentário:

  1. Oi Iolanda...obrigado pelas palavras de apoio. Adorei seu comentário, pessoas como você que nos impulsionam a seguir em frente e não desistir jamais da luta por melhores condições à nossa categoria.
    Grande beijo e se precisar conte conosco!!!
    Ah...ao aceitar seu comentário, não foi postado manda de novo...

    Marisa Ourique

    ResponderExcluir

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...