domingo, 2 de maio de 2010

Sindicatos,Sindicalismo

A definição etimológica de sindicato é aquele que assiste em juízo ou justiça comunitária (do latim syndicus; grego sundikós). Hoje definimos como instituição utilizada para a organização dos trabalhadores na luta por seus direitos, sendo pessoas jurídicas de direito privado reconhecidas por lei como representantes de categoria de trabalhadores ou econômicas (empregadores).
Os sindicatos têm como finalidade defender os direitos e interesses, coletivos ou individuais, de uma categoria profissional; manter serviços de orientação sobre direitos trabalhistas e defender os direitos dos associados.
Os sindicatos funcionam com a associação de trabalhadores de uma mesma categoria profissional ou de empresas ou entidades que atuam em um mesmo ramo de atividades como por exemplo, o sindicato de escolas particulares. Os sindicatos de trabalhadores são chamados de Profissionais e o de empresas de Sindicatos Patrimoniais.
No Brasil, os sindicatos são mantidos por uma contribuição obrigatória e por contribuições assistenciais ou confederativas.
Fonte: http://www.guiapresidenteprudente.com.br/sindicatos-sindicalismo.html

Uma pequena parte do texto Sindicatos,Sindicalismo, só para iniciar meu breve pitaco sobre Sindicatos.
Primeiramente, Parabenizo a Marisa Ourique, Pela sua Posse ontem a noite como Presidente do Sindicato dos Municipários de Santiago. Parabéns também ao Prefeito Julio Ruivo por seu pronunciamento neste evento, dizendo que "Sindicato tem de reinvindicar em nome da categoria, acesse o blog http://jorgebitencourt.blogspot.com/ e leia mais sobre o assunto. Eu não estive presente, mas estou acompanhando através dos blogs do Jorge Bitencourt e do Rafael Nemitz.
É isso aí, Sindicato é para lutar pela sua classe, sendo apartidário, com seriedade e não para fazer FESTAS, como vejo por aqui!
Vamos pensar melhor nesse compromisso de ser um Presidente de Sindicato, isso exige conhecimento, profissionalismo, dedicação, seriedade, ou senão, sejam presidentes, de Associações, que é para organizar festas, eventos sociais e se fizer um bom trabalho, também vão ter seu nome em Evidência.
Mais uma vez que me perdoem os sindicalistas que não se preocupam onde seu suado dinheirinho, descontado mensalmente, vai parar!!!!!

Um comentário:

  1. Infelizmente Iolanda, é muito difícil surgir nos quadros de servidores Municipais alguém que queira enfrentar as administrações, porque acreditam que o sindicato é contra o Prefeito, não querem se indispor com o Prefeito, e preferem as vezes ficar contra o Presidente do seu sindicato com medo de represálias do executivo

    ResponderExcluir

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...