sexta-feira, 23 de abril de 2010

Rebelde

Pois é, hoje estou rebelde (Pessoa que se rebela, que se revolta; revel, segundo o dicionário!), ou um pouco mais rebelde que de costume. Afinal, não consigo assistir a tudo e ficar calada! Não que eu seja a "certinha"! Mas  procuro fazer as coisas da melhor forma possível (dentro da legalidade e  moralidade). Agora... tem coisas que saltam aos "olhos" de qualquer um, e me revolto na medida em que as pessoas assistem a tudo de braços cruzados...calados! Quem age pior: quem comete o erro ou quem toma consciência dos erros e se cala?
A gente fica com os olhos e ouvidos "cravados" na TV para assistir/ouvir  ao que acontece lá nos outros Estados, nos outros Países? E depois ainda ficamos mais um tempo cometando sobre o assunto . Não que u seja contra quem se interesse em atualizar-se, pelo contrário!
Mas a questão é: quantos de nós cidadãos, contribuintes, paramos para analisar, discutir, avaliar, nos informar sobre  o que está sendo feito em nossas cidades, nossos bairros?
Sei que isso não é tarefa fácil, exige tempo, dedicação, informação! Mas, quantos de nós deixamos que os "outros" gastem nossos salários sem pedir uma explicação sequer? Aposto que ninguém, né!
Mas eu pergunto: dinheiro público sai de onde??????????????????
Eu não falo nesta oportunidade de gastos de maiores  valores, esse é assunto para outra oportunidade. Mas, dos pequenos gastos, que se somados no final do mês, do ano, resultarão em valores significativos.
Por exemplo:
- Órgãos públicos que proibem o uso do meio de comunicação instantânea como MSN, skype, só porque alguns servidores fazem mau uso dele. Os meios de comunicação instantânes são um avanço importantíssimo, gera uma economia de telefone muito significativa, pois são grátis! Será que é mais econômico punir os servidores que usam-no de forma errada ou pagar a conta de telefone no final do mês?
- O uso das máquinas, equipamentos, materias de trabalho do dia a  dia. Será que por ser "Serviço Público" podemos imprimir tudo o que vem pela cabeça, imprimir sem antes olhar as configurações das páginas? Ah...joga fora.... é a prefeitura/Estado/União quem paga! Podemos inutilizar uma folha de EVA todinha, embora só precise de um pedacinho?
- Motoristas viajam sem olhar as condições do veículo. Ah, se multar por defeito no veículo a prefeitura/Estado/União que pague! Sem contar o risco de vida de quem está viajando.
- Municípios que ficam "anos" sem o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), impedindo com isso, a transferência de inúmeras verbas Federais que poderiam beneficar uma comunidade toda!
- Quantos se interessam em saber como funcionam as Perícias Médicas em seus municípios? Quais os exames são exigidos na hora da nomeação/contratação de servidores? Como funcionam as Perícias Médicas para aqueles servidores que ficam meses, anos, em laudo? Os Estados e a União sabemos que são rigorosos.
- Como estão sendo aplicados/administrados os recursos financeiros dos RPPS? Se o rendimento anual não atingir a meta estabelecida no cálculo atuarial vai resultar em aumento de alíquota para o município! Menos dinheiro para investir na comunidade!
Enfim, poderia ficar aqui horas a fio citando exemplos, pois isso é o que menos falta! Mas já cansei....me indignei ainda mais, por me lembrar o quanto já fui omissa.
Finalizando lanço um desafio: Vamos colocar em prática a nossa Constituiçao da República Federativa do Brasil, mais precisamente, nesse caso, o Art. 5º, Inciso XXXIII-Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
E me perdoem os que não se interessam onde seu dinheiro é gasto!!!!!!

Um comentário:

  1. Olá
    Vim agradecer pelo seu comentário, e gostei deste seu texto. E gostaria de pedir, sua autorização, para republicá-lo em meu blog.Obviamente com os dados da autora.

    Abraços

    ResponderExcluir

SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEU COMENTÁRIO...